• Orientar

Teste Hidrostático em Hidrantes: a prevenção que salva, protege e garante segurança.

Teste hidrostático - Por que fazer?


Incêndio e segurança são assuntos sérios que devem ser tratados por profissionais especializados. Por isso, não negligencie o teste de hidrantes, pois além de gerar meios de proteção e prevenção, é uma medida que evita custos muito maiores.

E para certificar o pleno funcionamento de equipamentos de segurança, o teste hidrostático em hidrantes vai além de ser apenas uma exigência, sendo uma forma eficaz de combater incêndios. Afinal, os hidrantes são cruciais numa emergência.

Na testagem são feitas diversas vistorias, medições e análises para que residências, empreendimentos, empresas ou indústrias estejam completamente seguras.


Segurança, eficiência e excelência.


A garantia de segurança é um dos aspectos fundamentais para morar e trabalhar bem. E uma das maneiras de assegurar isso é por meio da criação, manutenção e verificação do sistema preventivo contra incêndios.


Um exemplo da importância de investir nesta prevenção é o recente incêndio ocorrido em um prédio no bairro da capital paranaense. Na situação, as chamas iniciadas por conta da queda de um aquecedor na cama do proprietário foram apagadas graças ao bom funcionamento dos hidrantes utilizados pelos bombeiros.


A notícia só teve um bom desfecho, com ninguém ferido, por conta da exigência da ART (Anotação de Responsabilidade Técnica) atualizada referente à execução do sistema preventivo. Ao longo do artigo, vamos explicar mais detalhes, continue lendo.


Colaborador da Orientar realiza o teste hidrostático em hidrantes para uma condomínio. Essa testagem garante mais segurança contra incêndios
Orientar realizando o ensaio hidrostático em Hidrantes.

O que é o teste hidrostático?


No teste hidrostático, a equipe da Orientar verifica o funcionamento dos equipamentos indispensáveis em uma emergência.


São realizadas medições nos hidrantes em diversas situações, favoráveis e desfavoráveis.

  • Hidrantes desfavoráveis: tendem a ter uma pressão menor, devido à falta da ação da gravidade, ou seja, mais perto da caixa d'água ou do reservatório de água.

  • Hidrantes favoráveis: os mais distantes das caixas ou dos reservatórios. A tendência destes é ter uma pressão maior, devido à ação da gravidade.

Por exemplo, em um edifício de 10 andares com 1 garagem no subsolo, é feita medição no 10.º andar e outra no subsolo.

3 motivos para realização do teste hidrostático:


O teste em hidrantes realizado pela Orientar oferece diversos benefícios para empresas, edifícios e negócios.

  1. A manutenção garante o efetivo funcionamento do sistema em caso de emergência.

  2. Além de prevenir, o teste também auxilia a corrigir problemas como reparos, substituições ou limpezas.

  3. Proporciona segurança e tranquilidade a todos os ocupantes do imóvel, protegendo tanto a vida quanto o patrimônio.

Quais os critérios para a realização do teste hidrostático?


Sendo um serviço que exige um apurado conhecimento técnico, a Orientar atua com excelência e obedece rigorosamente às diretrizes recomendadas. As normas adotadas pela nossa equipe são:

  • Norma NBR 13714 - Sistemas de hidrantes e de mangotinhos para combate a incêndio.

  • NPT 022 (CB/PR) - Sistemas de hidrantes e de mangotinhos para combate a incêndio.

Na testagem são feitas diversas vistorias, medições e análises para que residências, empreendimentos, empresas ou indústrias estejam completamente seguras.
Diversas vistorias, medições e análises são feitas no teste.

Além disso, utilizamos como parâmetro a NPT 022: § 1.º. Ela determina “a pressão do hidrante em condições mais desfavoráveis, em qualquer situação, não poderá ser inferior a 1,2 Kgf/cm², distância do jato de pelo menos 10 metros, vazão mínima de 100 L/minuto (LPM)”.


Como o teste hidrostático é feito pela Orientar?


Ao chegar no local, a Orientar busca identificar irregularidades no sistema de prevenção contra incêndios. Nossa equipe procura por falhas no material, corrosão em superfícies e pontos que podem causar falhas.


Em concordância com a Norma NBR 13, os equipamentos utilizados são o medidor de vazão tubo pitot e o medidor de pressão estática e dinâmica.


No ensaio hidrostático, realizamos testagens controladas para a verificação do equipamento. Possibilitando assim uma análise detalhada e um diagnóstico de alta precisão quanto ao desempenho do sistema preventivo.


Lembrando que, esse teste deve ser realizado com regularidade. Por isso, se o sistema preventivo do seu condomínio ou empreendimento não está em dia, conte conosco.

ART atualizada referente à execução do sistema preventivo


Na emissão ou renovação do Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros (AVCB) diversos documentos e laudos são exigidos, entre eles está a ART atualizada referente à execução do sistema preventivo. Os requisitos são uma maneira de certificar a segurança do edifício e da estrutura.


Algumas inconformidades, como a falta de uma manutenção da rede de hidrantes, pode impedir o funcionamento e a circulação de pessoas no local. Portanto, fique atento se as especificações estão conforme a legislação de prevenção e combate a incêndio e a desastres em vigor.


Caso você tenha alguma dúvida sobre isso, fale conosco. A Orientar possui especialistas que podem solucionar suas perguntas com um serviço completo e preciso. O suporte profissional lê corretamente exigências complexas, apontando a melhor maneira de cumpri-las.


Por que contratar a Orientar para realizar o teste hidrostático?


Com um amplo histórico de serviços realizados com sucesso, a Orientar é uma empresa de confiança e credibilidade para a execução de um procedimento essencial na prevenção de incêndios.

Profissional da empresa Orientar verificar a situação dos hidrantes e alarmes para garantir a segurança de todos os moradores do condomínio.
Verificação dos equipamento de segurança contra incêndios.

Dispondo de profissionais experientes, especializados e qualificados, o teste hidrostático é planejado com atenção e perícia, executado com responsabilidade.


Nossos colaboradores estão atentos a todos os detalhes para uma avaliação criteriosa de cada quesito.


Seguindo rigorosamente todos os quesitos, a Orientar possui também equipamentos modernos que, quando somados à expertise da equipe, resultam em um trabalho de excelência.


Importante: o teste de hidrantes só é autorizado a empresas especializadas e registradas no INMETRO.


Teste Hidrostático em Hidrantes é com a Orientar!


Agora que você já sabe a importância, etapas, funcionamento e detalhes sobre o teste hidrostático em hidrantes, basta entrar em contato com a Orientar.


Somos uma empresa comprometida com a excelência e responsável em desenvolver soluções de ponta.


Prevenir é uma atitude que protege, economiza e gera segurança!

Recebeu uma notificação para atualização da ART? Fale conosco!


Entre em contato com a Orientar hoje mesmo e solicite um orçamento. Proporcionamos um excelente atendimento, serviço responsável e a garantia que só uma empresa há anos no mercado pode proporcionar.




26 visualizações0 comentário
Orientar-Blog-Topo.jpg

blog - orientar