Orientar
Relatório de Gerenciamento de Resíduos da Construção Civil
O guia completo sobre um documento essencial para as obras. Conheça todos os aspectos sobre a parte final do PGRCC, confira o artigo na íntegra.
Soluções ambientais além da burocracia: impacto positivo para todos.
Um dos grandes desafios da construção civil é o manejo correto dos resíduos das obras. Esses materiais que dão forma aos projetos precisam de um olhar técnico especializado para um melhor uso: seja pela reciclagem (que gera economia) ou pelo descarte. Caso contrário, os reflexos podem ser sentidos por toda empresa e população.
Por isso que as políticas ambientais como Relatório de Gerenciamento de Resíduos da Construção Civil são importantes, pois garantem um espaço seguro, protege o meio ambiente e as pessoas.
A gestão ambiental em uma obra.
No artigo sobre o Plano de Gerenciamento de Resíduos da Construção Civil, explicamos todos os detalhes e informações sobre essa importante política que promove proteção ambiental e social.
Agora, vamos nos aprofundar no assunto e compreender a última etapa do PGRCC, o relatório. Essa documentação, exigida de diferentes maneiras pelas prefeituras, registra toda a cadeia de uso dos materiais.

Recapitulando, o que são resíduos da construção civil?
A primeira resolução no Brasil a estabelecer diretrizes, critérios e procedimentos para a gestão dos resíduos da construção civil é a CONAMA 307/2022. Ela classifica os resíduos como:
“Os provenientes de construções, reformas, reparos e demolições de obras de construção civil, e os resultantes da preparação e da escavação de terrenos, tais como: tijolos, blocos cerâmicos, concreto em geral, solos, rochas, metais, resinas, colas, tintas, madeiras e compensados, forros, argamassa, gesso, telhas, pavimento asfáltico, vidros, plásticos, tubulações, fiação elétrica, etc. Comumente chamados de entulhos de obras, caliça ou metralha."
Resumindo, todo o material originado da obra é resíduo. Quer saber mais? Confira o artigo completo, clique aqui! |
Resumindo, todo o material originado da obra é resíduo.
Quer saber mais? Confira o artigo completo, clique aqui!
Recapitulando - parte 2: o que é o Plano de Gerenciamento de Resíduos da Construção Civil.
Segundo a Associação Brasileira para Reciclagem de Resíduos da Construção Civil e Demolição (Abrecon), o Brasil pode reciclar 98% dos resíduos da construção civil, mas só consegue dar conta de 21%.
Para reverter esse cenário existe o Plano de Gerenciamento de Resíduos da Construção Civil - uma documentação técnica regulamentada pela resolução da CONAMA (307/2002) que verifica o material utilizado. Seu papel é estabelecer a plena execução de procedimentos.
Relatório de Gerenciamento de Resíduos da Construção Civil – RGRCC: o que você precisa saber:
Devendo ser entregue no final da obra, o Relatório de Gerenciamento de Resíduos da Construção Civil – RGRCC, precisa apresentar uma série de informações relacionadas aos materiais. As instruções são pautadas em normas técnicas e nas legislações vigentes.

Quais informações não podem faltar no Relatório de Gerenciamento de Resíduos da Construção Civil – RGRCC?
Sendo uma documentação que deve contemplar todos os aspectos da obra quanto aos resíduos, diversos dados devem estar presentes no relatório. Entre eles estão:
Identificação: apresentação de dados gerais da obra, ou seja, todas as informações que servem para apontar os responsáveis pela execução do projeto.
Gerenciamento de Resíduos da Construção Civil: explicação detalhada de como foi aplicada a política, além da amostragem que caracteriza os materiais através de uma tabela. Entre os aspectos que devem ser obedecidos estão:
Caracterização e Quantificação dos Resíduos da Construção Civil;
Reutilização ou Reciclagem dos Resíduos da Construção Civil na Obra;
Transporte e Destino dos RCC (desde a fonte geradora até a destinação final).
A importância do Relatório de Gerenciamento de Resíduos da Construção Civil – RGRCC.
Como dito no artigo sobre PGRCC, a construção civil além de ser uma área de grande importância econômica, também é uma das maiores geradoras de resíduos. Logo, o compromisso socioambiental das empresas do setor deve ser continuamente revisado e analisado.
Isso porque, o descarte incorreto pode causar um grande efeito negativo: danos ambientais, perigos para trabalhadores, geração de doenças, prejuízos para a população, comprometimento de um futuro mais verde, etc.
Portanto, a melhor alternativa para empreendimentos, órgãos governamentais e população é a aplicação da sustentabilidade nas obras.

O que se ganha ao investir em sustentabilidade?
Os benefícios de investir em soluções ambientais podem ir além da proteção do meio ambiente, sabia? As empresas comprometidas com a filosofia verde podem receber certificações que promovem a imagem e elevam a competitividade no mercado.
Para você, empresário da construção civil, é lucrativo e essencial a aplicação de políticas ambientais como o PGRCC e o RGRCC.
E mais, ao aplicar essa gestão ambiental na sua empresa e projetos, diversos problemas são evitados como multas, acidentes de trabalho, danos ambientais, dificuldades na geração de licenças, etc.
O trabalho da Orientar na sua obra!
Na finalização da obra, a Orientar realiza o Relatório de Gerenciamento de Resíduos da Construção Civil. Esse documento, que varia de acordo com a lei municipal, é encaminhado ao órgão ambiental competente para a certificação das informações - logo deve ser preenchido com perícia e compromisso.
Por isso, na equipe da Orientar contamos com profissionais experientes e capacitados para a realização deste serviço decisivo para a liberação da construção.
Trabalho personalizado para cada obra.

Entendendo que cada construção apresenta diversas particularidades, a Orientar realiza um estudo detalhado sobre resíduos para encontrar a melhor forma de proteger sua empresa.
Com esse serviço, você otimiza áreas que podem se beneficiar com a reciclagem e evita sustos ou multas durante a fiscalização.
Precisa de um relatório bem-feito e completo? Fale com a Orientar!
Seja você um empresário do ramo da construção civil ou um engenheiro que precisa de suporte, a Orientar pode ajudar. Entre em contato e conheça nossa atuação quanto a RGRCC.
Oferecemos uma solução personalizada que cumpre todos os requisitos legais e promove um crescimento sustentável do negócio.