• Orientar

Mapeamento Aéreo com Drone: vantagens e aplicações

Sabia que o agronegócio, a arquitetura e a construção civil podem se beneficiar com a utilização dos drones? Conheça todas as vantagens dessa tecnologia utilizada pela Orientar no mapeamento aéreo.

Por que utilizar drones na topografia?


Na topografia, esse moderno recurso significa uma série de benefícios: qualidade de informação, precisão de dados, agilidade e rapidez no desenvolvimento do serviço e muito mais.


Ao longo deste artigo, você vai conhecer os principais aspectos de como o uso de drones no mapeamento aéreo é importante. Confira os tópicos centrais:

  • A aplicação dos drones na topografia;

  • Como a utilização dos drones por auxiliar seu negócio;

  • O trabalho da Orientar;

  • E muito mais!

Boa leitura, esse artigo foi desenvolvido com todo o capricho e atenção para ajudar empresas, pessoas e negócios.

O poder da informação em todos os campos!


Cada vez mais se fala no poder da informação. Seja qual for o mercado ou segmento, ter em mãos dados precisos e de qualidade coloca você na frente da concorrência e auxilia na previsão de problemas.


Sem entender as informações reais e exatas sobre determinado terreno, torna-se muito mais difícil e complexo tomar decisões assertivas. Essa ausência de clareza pode acarretar muitas consequências negativas.


Por exemplo: o andamento de uma obra pode atrasar sem ter dados que mostram as fraquezas de uma propriedade. Já a agricultura perde competitividade com a falta de uma visualização da situação do solo.


É através dessa visão ampla que a topografia gera tantas soluções!

O que é o mapeamento aéreo?


O mapeamento aéreo pode ser definido com um método de obtenção de dados através de imagens espaciais. Essas imagens por sua vez são feitas a partir de drones específicos para a topografia.


Os dados digitais georreferenciados gerados a partir da tecnologia VANT's (veículos aéreos não tripulados) são processados, resultando em medidas extremamente valiosas. Os números levantados servem de parâmetro para cálculos, análises e muito mais.


Por que é importante o mapeamento com drones?


Agora que entendemos o mapeamento com drones com um processo de coleta de dados, fica mais fácil compreender sua importância. Os drones conseguem acessar áreas de difícil acesso, além de gerar rapidez para mapear áreas de grandes dimensões.


Outro aspecto fundamental é a precisão. A tecnologia possibilita exatidão de uma quantidade maior de dados. Desta maneira, o terreno é descrito com maior fidelidade, qualidade e detalhamento.


O que é feito no mapeamento aéreo?


No mapeamento aéreo com drone é executado um voo que visualiza de modo amplo o terreno. Além de registrar por meio de vídeos e fotos, o drone coleta diversas informações que são posteriormente processadas.


Essa solução topográfica pode ser aplicada em diversos serviços como no levantamento planialtimétrico ou no desenvolvimento de modelo 3D da área.


As etapas do mapeamento aéreo são:

  • Planejamento e plano de voo: definição de quais áreas serão mapeadas.

  • Com o auxílio de outros equipamentos, como o receptor GNSS, os profissionais criam pontos de controle.

  • Ao longo do voo, tudo é monitorado.

  • Em seguida, imagens e dados são processados.

  • Análises são feitas conforme a necessidade do projeto.

  • Finalizado o trabalho, o cliente recebe toda a documentação relacionada.

Quanto custa fazer um mapeamento aéreo?


Essa é uma das maiores dúvidas buscadas na Internet. O custo do mapeamento aéreo é variável, seguindo as dimensões no terreno, serviços inclusos, etc.


Para saber mais, converse com a nossa equipe. Rapidamente, encaminhamos o orçamento e tiramos todas suas dúvidas.

O mapeamento aéreo no levantamento planialtimétrico.


A Orientar realiza o mapeamento aéreo como auxílio no levantamento planialtimétrico, um serviço que reconhece a superfície de um terreno a partir da representação gráfica.


Por ser a modalidade mais complexa do levantamento, pois une características altimétricas e planimétricas, a aplicação da tecnologia facilita o processo.


Assim, associamos o uso de outros equipamentos topográficos com o drone para fornecer dados através das imagens. Com isso é possível reduzir o tempo de trabalho e criar uma descrição documentada que especifica todos os aspectos do terreno.


Quer saber mais sobre o levantamento planialtimétrico? Confira esse conteúdo especial compartilhado nas redes sociais, clique aqui!


As áreas que mais se beneficiam com o mapeamento aéreo.


Diversos setores se beneficiam com a aplicação do mapeamento aéreo. Realizado com atenção e perícia, esse serviço é útil para muitas empresas.


Essa versatilidade da solução deve-se à evolução dos drones, capazes de mapear com precisão e excelente custo-benefício. Cenário que não era possível com aeronaves comuns, sem mencionar que o valor era inacessível para muitos. A seguir, confira as vantagens para diferentes empreendimentos.


O mapeamento aéreo na construção civil e na arquitetura.


Uma das aplicações mais comuns do mapeamento com drones é na engenharia civil e arquitetura, pois fornece informações que são os pilares de qualquer projeto.


Além do acompanhamento da obra, é possível fazer o levantamento planialtimétrico do terreno, obter o mapa de curvas de nível, gerar um modelo 3D e muito mais a partir dos drones.


O mapeamento aéreo na agricultura.


Na agricultura, o mapeamento com drones pode ser aplicado principalmente para o monitoramento. Com uma visão geral do terreno, fica mais fácil visualizar falhas do plantio e inspecionar o desenvolvimento das plantas.


O mapeamento aéreo na mineração.


Para se manter de acordo com as diretrizes e leis, é importante um controle preciso da produção da mineradora. Normalmente instalada em grandes áreas, o mapeamento em pedreiras fica mais fácil com o drone, pois permite medir, calcular e verificar muitos aspectos.


O mapeamento aéreo no planejamento urbano.


Aqui, o mapeamento fornece informações para construção e reformas de rodovias. Também permite o acompanhamento do crescimento urbano, identificar áreas que necessitam de maior atenção pública, etc.


O mapeamento aéreo para imóveis;


Outro uso do mapeamento com drones é no processo de regularização de imóveis, fornecendo mais informações para um processo jurídico que exija dados atualizados e precisos sobre a propriedade.


O mapeamento aéreo na conservação do meio ambiente


O mapeamento com drones também pode servir de ferramenta para a proteção ambiental. No meio ambiente, a tecnologia atua no monitoramento de processos e fenômenos, como florestas e incêndios. Também pode ser usado na obtenção de licenças ambientais.


As vantagens do mapeamento aéreo desempenhado pela Orientar.


Lembra dos benefícios que comentamos lá no início do artigo? Eles são garantidos pela excelência da Orientar na realização do mapeamento aéreo.


A Orientar ajuda a evitar problemas:

As informações e dados levantados criam um panorama completo da situação do terreno, possibilitando a criação de ações que podem contornar muitos desafios.


A Orientar faz seu empreendimento economizar:

Ao prever os problemas, você economiza muito e evita diversos desdobramentos indesejáveis. Além disso, uma das várias aplicações do drone é de monitoramento, podendo ser decisivo para evitar prejuízos.


A Orientar fornece informações para uma melhor tomada de decisões:

Com imagens de alta qualidade e informações precisas, fica muito mais fácil escolher a melhor estratégia quanto ao terreno. Seja para engenheiros ou produtores rurais, decida o que é melhor para seu empreendimento a partir de fatos, não de achismos.

Escolher por uma empresa especialista faz a diferença sim!


Além de contar com uma equipe técnica qualificada, a Orientar possui todas as certificações e capacitações para desenvolver um mapeamento aéreo com drone a partir das necessidades do seu negócio.


Continuamente, investimos em equipamentos modernos e treinamentos para atender sempre com excelência, oferecendo os melhores resultados!


Mapeamento aéreo com Drone: conclusão


No artigo, você conheceu com profundidade as mais importantes aplicações e explicações sobre o mapeamento aéreo com drones. Também conferiu os benefícios que essa tecnologia oferece e como ela pode ser aplicada a muitos setores.


Você também teve a oportunidade de saber mais sobre a experiência da Orientar no mapeamento com drones, como realizamos o serviço e todos nossos diferenciais no oferecimento desse serviço.


E também pode conferir na prática o nosso cuidado técnico em escolher somente produtos de altíssima qualidade para a produção de imagens aéreas.

Como podemos te ajudar?


A Orientar é uma empresa feita de profissionais capacitados e dedicados em oferecer soluções topográficas personalizadas. Desta maneira, seja qual for seu empreendimento, podemos auxiliar na execução de um mapeamento aéreo bem feito.


Converse com a nossa equipe, peça já um orçamento sem compromisso ou agende uma reunião.


13 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
Orientar-Blog-Topo.jpg

blog - orientar