• Orientar

Estudo de Impacto de Vizinhança: um guia completo para empreendedores e profissionais da construção

O EIV, Estudo de Impacto de Vizinhança, fornece importantes dados e informações para o desenvolvimento saudável da região ao redor de um novo empreendimento.

Estudo de Impacto de Vizinhança: resumo rápido.

Equipe da Orientar em campo na realização do Estudo de Impacto de Vizinhança (EIV)
Estudo de Impacto de Vizinhança na prática

A instalação, a construção e o desenvolvimento de novos empreendimentos causam grandes impactos na região, sejam eles positivos ou negativos. E para compreender a fundo como a sociedade, o meio ambiente e a cidade vão receber essa novidade que o Estudo de Impacto de Vizinhança é tão necessário.


Neste artigo, você encontrará um guia completo sobre o Estudo de Impacto de Vizinhança, e saberá exatamente como escolher a empresa ideal para a realização desta documentação importante. Boa leitura!


A importância do Estudo de Impacto de Vizinhança.


As cidades cresceram. Os empreendimentos se multiplicaram. A gestão pública depende cada vez mais de dados para distribuir corretamente suas verbas. E a necessidade de proteger a natureza ganhou mais relevância. Esses são os principais fatores que impulsionam a busca pelo serviço de Estudo de Impacto de Vizinhança, o EIV.


Desde fomentar a geração de empregos até mudanças ambientais - são inúmeras as alterações causadas pelo surgimento de um negócio. E essas modificações podem ser tanto positivas como negativas, cabendo ao EIV analisar todas essas variáveis.

Lembrando que as modificações são compreendidas na ótica econômica, social, urbanística, de infraestrutura, ambiental e sonora.


Por isso, além de documentar, o Estudo de Impacto de Vizinhança serve de parâmetro para entender as particularidades e as características daquela região, seja ela urbana ou rural.


Já deu para perceber como o EIV é importante, não é mesmo? É considerando isso e tendo como objetivo incentivar o desenvolvimento dessa análise, que a Orientar elaborou um conteúdo especial nas redes sociais, confira clicando aqui. Essa é uma explicação compacta para entender o EIV. Já por aqui, você terá um aprofundamento de como o EIV ocorre.


O que é o Estudo de Impacto de Vizinhança (EIV)?


O Estudo de Impacto de Vizinhança pode ser definido como uma valiosa ferramenta de planejamento, controle urbano e gestão urbana. Devem ser submetidos ao EIV todo empreendimento ou construção que altere o cenário da região.


Essas alterações são consideradas a curto e longo prazo. Por exemplo, a construção de um shopping não altera só o dia a dia da população durante a obra, mas também a conclusão do projeto e seus impactos futuros, como atrair mais circulação de pessoas e a valorização imobiliária.

Profissional e sócia da Orientar realizando a medição de ruídos sonoros para o Estudo de Impacto Ambiental (EIV).
Realização da medição de ruídos sonoros faz parte do Estudo do Impacto de Vizinhança

Existe uma lei que regulariza o Estudo de Impacto de Vizinhança?


Sim, o Estudo de Impacto de Vizinhança é orientado a partir do Estatuto da Cidade, Lei Federal n.º 10.257/2001 que estabelece diretrizes gerais da política urbana e de outras providências. Através dela, os profissionais competentes vão analisar, mapear e avaliar todos os efeitos da construção do empreendimento.


Esta lei, além de definir os valores avaliativos, propõe medidas compensatórias caso o desenvolvimento imobiliário traga algum impacto negativo ou riscos.


E o que o Estudo de Impacto de Vizinhança prevê?


Ao longo da elaboração do estudo, diversos aspectos são apontados como fundamentais, eles estão centrados em promover uma adaptação rápida e melhor resposta dos moradores àquele empreendimento.


Considerando as dimensões, porte e funcionamento do negócio, o Estudo de Impacto de Vizinhança elenca alguns aspectos universais, sendo eles:

  • Caracterização do empreendimento: identificação do negócio, localização, objetivos para construção e justificativas;

  • Mapeamento de vizinhança: um diagnóstico que avalia a influência que a empresa pode exercer naquele local antes da implementação.

  • Reunir e compreender os impactos negativos e positivos que vão surgir com a instalação.

  • Apresentar soluções de prevenção, recuperação, mitigação e compensação pelos impactos causados. Uma descrição completa de como minimizar os efeitos originados pelo empreendimento.

O que não pode faltar no Estudo de Impacto de Vizinhança?


Obrigatoriamente, o relatório precisa fornecer algumas informações básicas sobre a implementação do empreendimento, são elas:

  • Adensamento populacional: calcular o aumento na taxa de crescimento de uma população regulada por sua densidade. Simplificando: a quantidade de pessoas naquele território.

  • Verificar os equipamentos urbanos e comunitários;

  • Avaliar o uso e a ocupação do solo para a proteção do meio ambiente, e evitar a contaminação da água.

  • Considerar a valorização imobiliária.

  • A demanda por transporte público será exigida com a conclusão do empreendimento. Também deve-se analisar o aumento na geração de tráfego.

  • Estudar atentamente a ventilação e a iluminação.

  • Prever as alterações que a paisagem urbana pode sofrer, bem como proteger o patrimônio natural e cultural.

O Estudo de Impacto de Vizinhança é obrigatório em quais situações?


Sendo um anteparo para o processo de licenciamento, o Estudo de Impacto de Vizinhança fornece dados para que o poder público autorize ou não a construção, ampliação ou pleno funcionamento do negócio.


No entanto, é de responsabilidade do município estabelecer quais empreendimentos ou atividades precisam ser submetidos ao EIV. Por isso, os profissionais da Orientar realizam uma profunda leitura da lei municipal antes do desenvolvimento do estudo.


Em regra, as empresas que devem apresentar o Estudo de Impacto de Vizinhança são:

  • Mercados de grande e médio porte;

  • Centros de compras ou lazer;

  • Empreendimentos imobiliários e condomínios.

  • Hospitais e grandes clínicas;

  • Loteamentos urbanísticos;

  • Indústrias de médio e grande porte;

  • Edifícios comerciais;

  • Universidades, faculdades, escolas e centros de educação;

  • Estações de esgoto;

  • Aterros sanitários;

  • Usinas de resíduos sólidos;

  • Etc.

Quem se beneficia com a elaboração do Estudo de Impacto de Vizinhança?


Sendo uma ampla documentação reguladora, o EIV promove diversos benefícios para a população em geral. Beneficiam-se com a criação do Estudo de Impacto de Vizinhança:

  • Moradores da região: que terão seus direitos respeitados e melhorias na qualidade de vida da população. Além de ter um documento para ajudar a regular o crescimento urbano.

  • Empresários: pois terão uma avaliação detalhada dos desafios envolvidos na construção. Evitando conflitos, gerando economia.

  • Gestão pública: terá um mapa mais preciso das necessidades atualizadas da região como, por exemplo, a exigência de melhorias no transporte.

Equipe da Orientar fazendo análises, medições e avalições sobre a região em que o empreendimento será instalado. Faça seu estudo de Impacto Vizinhança com a Orientar!
Um Estudo de Impacto de Vizinhança bem feito é essencial para o seu emprendimento!

Precisa de um Estudo de Impacto de Vizinhança? A Orientar faz!


O Estudo de Impacto de Vizinhança nada mais é que um relatório extenso e multidisciplinar que apresenta informações de extrema importância. Por isso, ele deve ser realizado com responsabilidade, atenção técnica e dedicação: aspectos que fazem parte do propósito da Orientar.


Profissionais de diferentes áreas vão atuar na confecção dessa documentação, promovendo uma visão global. É para essas situações que a Orientar conta com uma equipe completa, credenciada, experiente e competente.


Há mais de 6 anos no mercado, a Orientar é uma empresa de alta confiabilidade, transparente, ética e ágil para ajudar a entender a viabilidade do seu negócio.


A excelência da Orientar ajuda a sua empresa crescer!


Comprometida em realizar um levantamento completo, a Orientar faz um minucioso trabalho de campo e de escritório para apresentar uma documentação útil em todo o desenvolvimento do empreendimento.


Além de identificar antecipadamente as necessidades daquela região, a Orientar oferece um atendimento personalizado para ajudar a encontrar as melhores soluções que a sua empresa deve demonstrar como resposta aos impactos gerados.


Invista em qualidade hoje para que no futuro o seu empreendimento tenha menos dificuldades de implementação!


Fale conosco, solicite um orçamento sem compromisso!


Como empreendedor e empresário, você sabe como é importante contar com informações precisas e detalhadas, são elas que vão orientar suas escolhas, ajudar a correr menos riscos e até economizar.


Tudo isso é viabilizado com o Estudo de Impacto de Vizinhança, pois se trata de um relatório amplo, que avalia tudo que pode influenciar o seu negócio.


Portanto, encontrar uma empresa responsável é primordial. Fale conosco, solicite um orçamento ou agende uma reunião. Juntos, podemos fazer a diferença e construir projetos de sucesso!



31 visualizações0 comentário
Orientar-Blog-Topo.jpg

blog - orientar