• Orientar

Avaliação Ambiental de Terrenos com Potencial de Contaminação é com a Orientar!

Descubra a importância desse processo que protege o meio ambiente, empreendimentos e toda sociedade.


Avaliação Ambiental de Terrenos com Potencial de Contaminação


A partir das orientações fornecidas pelo Guia Caixa – Sustentabilidade Ambiental, o processo de Avaliação Ambiental de Terrenos com Potencial de Contaminação busca verificar diversos requisitos técnicos. Esses aspectos são responsáveis por assegurar o gerenciamento de riscos em empreendimentos imobiliários.


Neste artigo, vamos explicar todos os detalhes da Avaliação Ambiental de Terrenos com Potencial de Contaminação; suas etapas, importância e funcionamento. Além disso, você conhecerá os diferenciais que a Orientar oferece na prestação dessas soluções ambientais.

Na foto, as sócias da Orientar na realização de serviços ambientais,
Equipe da Orientar

Desenvolvimento imobiliário seguro e responsável.


A Avaliação Ambiental de Terrenos com Potencial de Contaminação não só garante um ambiente seguro para toda a sociedade, como também aponta formas eficientes de revitalização. Permitindo que imobiliárias e construtoras possam atuar da melhor maneira em relação ao imóvel.


Esse processo avaliativo é composto por diversas etapas, entre elas estão os serviços oferecidos pela Orientar como o Levantamento Básico e a Investigação Confirmatória. Estas fases de análise coletam dados que permitem ou não o desenvolvimento imobiliário.


Com ética e responsabilidade, a Orientar realiza estudos detalhados sobre o terreno que respondem todas as exigências da política de responsabilidade socioambiental da Caixa Econômica Federal.


Conhecendo a Avaliação Ambiental de Terrenos com Potencial de Contaminação.


Você sabia que terrenos com indícios de degradação ambiental devem ser verificados previamente para viabilização de empreendimentos? Esses imóveis precisam ser submetidos a Avaliação Ambiental de Terrenos com Potencial de Contaminação que analisa as melhores maneiras de revitalização.


A expansão imobiliária e o crescimento populacional impulsionaram empresas do ramo da construção e incorporadoras a buscarem novas alternativas, como terrenos que anteriormente tiveram um uso industrial, por exemplo.


Para acompanhar essa alta demanda, a Caixa Econômica Federal elaborou em 2003 o Guia Avaliação Ambiental de Terrenos com Potencial de Contaminação – um projeto desenvolvido em parceria com a Agência Alemã de Cooperação Técnica (GTZ) e o Ministério do Meio Ambiente.


Esse importante documento estabelece várias diretrizes para identificar as possíveis contaminações e apontar soluções para a recuperação desses espaços. Além disso, esse Guia serve de instrumento para empreendimentos imobiliários medirem os riscos e investimentos relacionados ao terreno.

Na imagem, a equipe da Orientar está em campo para a realização de soluções ambientais.
Orientar em trabalho de campo.

A importância da Avaliação Ambiental de Terrenos com Potencial de Contaminação:


Com a mudança do perfil das cidades, a descentralização dos centros urbanos, os antigos bairros industriais se tornaram mais atrativos para criação de novos empreendimentos residenciais ou comerciais.


Por conta da boa localização, galpões, depósitos e fábricas ganharam a atenção das construtoras. No entanto, para converter esses terrenos em que há possibilidade de contaminação, é preciso um minucioso trabalho ambiental.


Essas áreas podem apresentar um histórico exploratório de recursos naturais, como uso incorreto do solo e das águas subterrâneas. Ao reverter esse cenário, toda sociedade ganha:

  • Áreas degradadas recebem nova função social;

  • Proteção e uso correto dos recursos naturais;

  • Reparação de danos ambientais;

  • Evita a exposição e riscos à população de substâncias tóxicas e nocivas à saúde.

Diante deste desafio, a Orientar realiza diversos serviços listados na Avaliação Ambiental de Terrenos com Potencial de Contaminação.


Os empreendimentos que se beneficiam da Avaliação Ambiental.


Envolvendo um grande e essencial setor na economia, diferentes tipos de empreendimentos dependem e se beneficiam com a Avaliação Ambiental de Terrenos com Potencial de Contaminação, entre eles estão:


Setor da Construção Civil:

Com a Avaliação Ambiental é possível ter a noção real dos problemas, necessidades e características do terreno. Assim, o planejamento financeiro e de recursos é feito com exatidão, sem surpresas. Por exemplo, você antecipa todas as medidas necessárias para demolição, prepara e protege os trabalhadores.


Setor imobiliário:

A partir da Avaliação Ambiental, a compra de imóveis é feita com mais segurança. Isso porque, o processo de investigação contempla todos os aspectos, incluindo os gastos para descontaminar o terreno e apontar os responsáveis legais pelo dano ambiental.


Setor do agronegócio e agrícola:

A verificação de irregularidades no solo, por exemplo, é determinante para empresas agrícolas e agropecuárias, pois estas dependem diretamente da qualidade do terreno para a lucratividade e o sucesso financeiro.

As etapas da Avaliação Ambiental de Terrenos com Potencial de Contaminação.


Assim que indícios de contaminação são identificados, recomenda-se uma vistoria no terreno. Caso não seja encontrado nenhum problema, o imóvel é liberado para o desenvolvimento imobiliário.


Porém, para os imóveis que apresentam sinais de degradação, o Levantamento Básico deve ser feito. Em seguida, a próxima etapa é a Investigação Confirmatória, se a suspeita de contaminação for provada.


Em determinadas situações, é indicada a intervenção ambiental que lista as possíveis ações para recuperação.


Levantamento Básico: conheça o serviço feito pela Orientar.


O Levantamento Básico é um estudo detalhado sobre o histórico de ocupação e uso do terreno. Um verdadeiro raio x de toda área para entender a fundo todos os desafios que o imóvel pode causar.


Por ser um documento muito completo, ele reúne dados de diferentes aspectos. Portanto, é fundamental contar com uma equipe multidisciplinar, tendo à disposição especialistas de várias áreas.


O LB nada mais é do que o aprofundamento do nível de evidência sobre a situação ambiental, no que se refere à contaminação do solo e das águas subterrâneas.


Investigação Confirmatória: conheça o serviço feito pela Orientar.


Aqui, o foco é a investigação técnica do terreno, incluindo sondagens, amostragens e análises químicas. A partir dos parâmetros criados pelo Levantamento Básico, nossa equipe analisa com ainda mais profundidade.


Nesta etapa, colocamos em prova a suspeita de contaminação, verificando as características físico-químicas de todos os componentes do terreno.


Com todas as informações reunidas, reduzimos a margem de erro em identificar e catalogar possíveis riscos.

Na imagem, os colaboradores da Orientar estão verificando possíveis causas de contaminação para a Avaliação Ambiental.
Orientar realizando a Avaliação Ambiental

Como a Orientar atua nesses serviços?


Gestão ambiental é um assunto sério e complexo, devendo ser tratado por especialistas. Ainda mais quando falamos de um tema tão delicado que é a contaminação.


Uma empresa experiente e capacitada como a Orientar realiza todas as etapas da Avaliação Ambiental com precisão, assegurando que você tenha em mãos todas as informações cruciais sobre o terreno.


Nossa equipe técnica verifica de forma completa o imóvel, prevendo todas as ações necessárias para tornar aquela área mais segura, viável e passível de liberação para o desenvolvimento imobiliário.


Além disso, ao compreender todos os componentes do terreno, é possível reduzir custos futuros e planejar tudo que deve ser feito.


Por que escolher a Orientar?


6 anos no mercado, a Orientar desenvolve soluções ambientais de ponta. Investimos em equipamentos modernos para a coleta de dados, além de uma equipe de especialistas competentes que se dedica em oferecer um serviço de excelência.


Com um histórico de projetos de sucesso, oferecemos um atendimento personalizado – do jeito que seu empreendimento merece!

Orientar fazendo a inspeção do terreno para identificar contaminações
Oferecemos serviços ambientais de excelência.

Uma solução ambiental que oferece mais economia e menos dor de cabeça para sua empresa.


No artigo, você aprendeu a importância da Avaliação Ambiental de Terrenos com Potencial de Contaminação e a aplicação desse processo em diferentes esferas.


Mais que proteger o ambiente, o Levantamento Básico e a Investigação Confirmatória são serviços oferecidos pela Orientar que garantem uma investigação responsável.


A Avaliação Ambiental é uma maneira de certificar que aquele terreno é realmente um bom negócio para sua empresa. Tenha em mãos um guia completo sobre o imóvel, informações corretas para agir de forma sustentável e ecológica.


Sua empresa precisa da Avaliação Ambiental de Terrenos com Potencial de Contaminação? Converse com a Orientar!


A Orientar está à disposição para solucionar suas dúvidas e encaminhar rapidamente um orçamento sem compromisso. Fale conosco pelo WhatsApp, aperte o botão abaixo:







20 visualizações0 comentário
Orientar-Blog-Topo.jpg

blog - orientar